
Com organização da SBCC – Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação, ocorreu em São Paulo entre os dias 20 e 23 de setembro de 2016 no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, a 23ª edição do evento global ISCC (International Symposium on Contamination Control), o ISCCBrazil2016.
O ISCC é um evento global do ICCCS (International Confederation of Contamination Control Societies), entidade da qual a SBCC é afiliada e representou um marco histórico por ser a primeira realizada fora do eixo Europa, Estados Unidos e Ásia.
O Simpósio foi precedido por reuniões internacionais dos Grupos de Trabalho/Working Groups (WG) da ISO TC-209 (Technical Comitee) acerca da norma 14644 (norma internacional sobre salas limpas), onde a SBCC participa ativamente levando a posição do Brasil em tais revisões.
Ainda previamente ao evento, nos dias 18 a 21 de Setembro, foi realizada a certificação internacional pelo ICCCS de profissionais no CTCB-I Testing/Curso de Ensaios em Áreas Limpas.
A abertura contou com a presença do médico epidemiologista Marcos Boulos, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Foram cerca de 50 palestras nacionais e internacionais, em 3 auditórios, nos diversos aspectos de certificação de salas limpas e controle de contaminação. Entre os palestrantes principais do ISCC Brazil 2016, estiveram presentes:
Anne Marie Dixon: Proprietária e Presidente da Cleanroom Management Associates, Inc., empresa de consultoria com sede em Carson City, Nevada (EUA) especializada em benchmarking competitivo, treinamento e auditoria de processos limpos e assépticos. A especialista falou sobre tendências atuais e futuras em controle de contaminação.
Gordon Farquharson: Consultor principal da Critical Systems Ltd e Pharmout PTY. Ele é membro de associações internacionais, e organizador do GT1 TC209 ISO, desenvolvendo as versões revisadas da ISO 14644-1 e 2: 2015. Atualmente está trabalhando na revisão da GMP de Produtos Estéreis. Farquharson compartilhou com a assistência seus mais de 30 anos de experiência atuando no setor e falou sobre a revisão da ISO 14644-1 e 2, destacando as principais mudanças em relação à versão anterior.
Markus Keller: Gerente de Projetos do Fraunhofer Institute for Manufacturing Engineering and Automation, com sede em Stuttgart, na Alemanha. O tema de sua palestra, “Pensando fora da caixa – da limpeza do ar à contaminação do produto: metodologias de fundo, classificação e mensuração”.
Os participantes puderam ainda contar com o curso “Comportamento e procedimentos em áreas limpas”, que durou todo o último dia do evento, ministrado pelo holandês Phillip van Beek, profissional com 30 anos de experiência em salas limpas e controle de contaminação.
No sábado dia 24 de Setembro ocorreu a visita técnica ao Instituto Butantan onde os visitantes puderam visitar a fábrica, museus e parque do instituto.
Na área de expositores, foram apresentados produtos e serviços voltados para o controle de contaminação em salas limpas e ambientes controlados, com mais de 10 empresas participantes.
Texto: Almerinda Maria Medeiros Wanderley
Diretora de Relações Públicas – SBCC